História das Ciências

de Galileu a Einstein
2009-2010

Coordenação:   Ana Simões

Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência (SAHFC)
Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT)

Objectivos      Programa        Bibliografia       Avaliação

Contactos:

Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, C4, Piso 3,

Gabinete: 4.3.15 (C4, Piso 3, Gab 15)

E-mail: aisimoes@fc.ul.pt

Telefone: 217500817 (ext 24315)

Página pessoal: http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~asimoes/


Calendário escolar: 14 Setembro-19 Dezembro 2009

Horário e sala: sextas-feiras, 10h-12h, sala 3.1.11 

Trabalho Escrito: (Data limite de entrega 11 Dezembro 2009) 

Resultados dos Trabalhos       

Datas dos Exames:    
   22 Janeiro,    14h Sala 4.03.30
   12 Fevereiro, 14h Sala 8.02.06

 


Objectivos


Programa

1 – Introdução: Porquê uma História das Ciências?

Episódios no desenvolvimento das Ciências
2 – O universo mecânico, de Galileu a Newton
3 – A classificação do mundo natural
4 – Da revolução química aos átomos de Dalton
5 – A idade da Terra e a origem das espécies
6 – Conservação da energia, éter e maquinismos vitorianos
7 – Aspectos da física do século XX, um novo entendimento da natureza

Temas da História das Ciências
8 – A organização da ciência
9 – Ciência e religião
10 – Ciência e tecnologia
11 – A divulgação da ciência

8 – Reflexões finais: Da filosofia natural às ciências
 

 


Avaliação:

 

História das Ciências, de Galileu a Einstein

1º Semestre – 2009/2010

Trabalho Escrito

(Data limite de entrega

11 Dezembro 2009)
 

O trabalho é individual, não deve ter mais de 3 páginas a 1,5 espaço, não deve ser manuscrito, e deve indicar no topo o seu nome, nº de estudante e curso. Não se esqueça que, se o conteúdo da sua resposta é fundamental, a sua forma também é importante.

Enunciado

Em grande parte deste curso falámos da chamada Revolução Científica dos séculos XVI e XVII. Este episódio operacionalizou a mudança de uma visão do mundo aristotélico-ptolomaica para a visão do mundo newtoniana. Do seu ponto de vista, e à luz do que foi discutido nas aulas teóricas, quais foram os aspectos mais importantes associados à Revolução Científica? Na sua resposta avalie criticamente o papel de algumas figuras participantes, áreas disciplinares envolvidas, instituições marcantes e questões epistemológicas debatidas. No que respeita a estas últimas refira-se explicitamente ao papel da observação, da teoria e da instrumentação e evidencie, sempre que considerar oportuno, ligações e rupturas com a visão do mundo anterior.

Entregar o trabalho na aula teórica de dia 11 Dezembro ou no cacifo da Professora Ana Simões, Secção de História e Filosofia das Ciências (Edifício C4, Piso 3, entrada, lado direito).

Atenção: Não são aceites trabalhos após dia 11 de Dezembro de 2009.


 

Bibliografia obrigatória:

Yves Gingras, Peter Keating, Camille Limoges, Do escriba ao sábio. Os detentores do saber da Antiguidade à Revolução Industrial (Porto: Porto Editora, 2007)

J. Gribbin, Science. A History, 1543-2001 (London: Penguin Books, 2002), capítulos 1-11, 13.

Bibliografia recomendada:

Peter Dear, The intelligibility of nature. How science makes sense of the world (Univ. Chicago Press, 2006).

 

Peter J. Bowler, Iwan Rhys Morus, Making modern science. A historical survey (Univ. Chicago Press, 2005).

 

 


Recomendações:

Os livros constantes da bibliografia obrigatória encontram-se à venda na Livraria Escolar Editora. Poder-se-ão facultar fotocópias de parte do livro de Y. Gingras e de J. Gribbin (Secretaria da SAHFC - C4, Piso 3, sala 28/30)