História das Ciências
do Iluminismo aos nossos dias
2008-2009
Coordenação: Ana Simões
Secção Autónoma de História e Filosofia da
Ciência (SAHFC)
Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT)
Contactos:
Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, C4, Piso 3,
Gabinete: 4.3.15 (C4, Piso 3, Gab 15)
E-mail: aisimoes@fc.ul.pt
Telefone: 217500817 (ext 24315)
Página pessoal: http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~asimoes/
Calendário escolar: 14 Setembro-19 Dezembro 2009
Horário e sala: Sábados, 8h-11h, sala 8.2.04
Perspectivar as transformações científicas numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento científico.
Compreender a estrutura interna da abordagem científica e a sua relação em termos dos contextos socio-económico e cultural.
Discutir diferentes propostas temáticas e abordagens metodológicas propostas
por historiadores das ciências para o estudo das ciências, séculos XVIII-XX.
1.
Ciências no século XVIII. Propostas temáticas e metodológicas dos historiadores
das ciências.
Projecto iluminista e ciência. Newtonianismos. Circulação do conhecimento e
novas práticas científicas. Iluminismo e os limites do normal.
Iluminismo e química no século XVIII. Lavoisier em perspectiva.
2. Ciências
no século XIX. Propostas temáticas e metodológicas dos historiadores das
ciências
Rearranjos e reformulações disciplinares: Física, biologia e geologia. A ciência
da energia. Os limites do paradigma mecanicista.
Genética, eugenia, impérios colonais e ambiente, do século XIX ao século XX.
3.
Ciências no século XX. Propostas temáticas e metodológicas dos historiadores das
ciências
O
nascimento de uma nova física. O que é uma descoberta científica? A propósito da
introdução dos quanta na física. As perguntas dos historiadores e as suas
diferentes respostas. Einstein e a génese da teoria da relatividade.
Gerald Holton e os princípios temáticos. A tese de Peter Galison.
Ciência, Estado, Nacionalismo e Ideologia. Big Science Nazi. Ciência soviética.
A génese de uma nova disciplina. Química quântica na interface da química,
física, matemática e biologia. Reducionismo. Estilos em ciência e estilos
nacionais. Manuais escolares e divulgação científica. Química quântica e
religião.
07 Março – Introdução. Considerações gerais sobre a Revolução Científica e Ciência e Iluminismo
14 Março – Newton (convidado Henrique Leitão)
19 Março – Ida à “Exposição Darwin. 200 Anos Depois” na FCG
21 Março – Ciência e Iluminismo (convidado José Alberto Silva)
28 Março – Ciência e Iluminismo. Ciência nas periferias europeias (introdução).
04 Abril – Ciência nas periferias europeias (conclusão). Lavoisier e a Revolução Química (início)
18 Abril – Lavoisier e a Revolução Química (conclusão).
25 Abril – feriado
02 Maio – Aula substituída por outra (3h-6h a cargo do Tiago Saraiva em data a combinar. Ciência em regimes totalitários)
09 Maio – Panorâmica sobre ciência no século XIX.
16 Maio – Energia e Império. Energia e Teoria Cinética dos Gases. Geologia e Biologia.
23 Maio – Panorâmica sobre ciência no século XX
30 Maio – Planck, Einstein e teoria dos quanta
06 Junho – Aspectos da história da química quântica
20 Junho – Considerações finais
Bibliografia obrigatória:
Thomas Hankins, Ciência e Iluminismo (Porto: Porto Editora, 2004)
Mary Jo Teeter Dobbs, Margaret Jacobs, Newton and the culture of Newtonianism (Humanity Books, 1994)
Lorraine Daston, Katharine Park, eds., Early Modern Science. Cambridge History of Science. 3th Volume (Cambridge: Cambridge University Press, 2006)
David Cahan, ed., From Natural Philosophy to the Sciences. Writing the History of Nineteenth-Century Science (Chicago: Chicago University Press, 2005)
Peter J. Bowler, Iwan R. Morus, Making Modern Science. A historical Survey (Chicago: Chicago University Press, 2005)
Iwan Rhys Morus, When Physics became king (Univ Chicago Press, 2005)
Mary Jo Nye, ed., Modern Physical and Mathematical Sciences. Cambridge History of Science. 5th Volume (Cambridge: Cambridge University Press, 2003)
P. Galison, Bruce Hevly, eds., Big Science. The growth of large scale research (Stanford University Press, 1992)
John Krige, Dominique Pestre, eds., Companion to Science in the twentieth Century (Routledge, 1997)
P. Galison, Image and Logic. A material culture of microphysics (University of Chicago Press, 1997)
P. Galison, Os relógios de Einstein e os mapas de Poincaré (Gradiva, 2005)
Josep Simon, Néstor Herran, Tayra Lanuza-Navarro, Pedro Ruiz-Castell and Ximo Guillem-Llobat (eds.), Beyond Borders. Fresh Perspectives in History of Science (Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2008). Especialmente introdução e cinco ensaios historiográficos.
Selecção de artigos a discutir nas aulas:
Yves Gingras, “What did
mathematics do to physics?”, History of Science, 39 (2001), 383-416.
Simon Schaffer, “Glass works: Newton’s prisms and the uses of experiment,” in D.
Gooding, T. Pinch, S. Schaffer, eds., The uses of experiment-Studies in the
natural sciences (Cambridge: CUP, 1989), pp. 67-104.
T. Kuhn, “Tradição matemática versus tradição experimental no desenvolvimento da
ciência física,” in A Tensão Essencial (Lisboa: Edições 70, 1989, original de
1977), pp. 63-100.
L. Daston, “The ideal and reality of the Republic of Letters in the
Enlightenment,” Science in Context 4 (1991), 367-386
Bruno Latour, “Centers of
Calculation“ in Science in Action (Harvard University Press, 1997), pp.215-232.
Kostas Gavroglu, Manolis Patiniotis, Faidra Papanelopoulou, Ana Simões, Ana
Carneiro, Maria Paula Diogo, Jose Ramon Bertomeu-Sánchez, Antonio Garcia Belmar,
Agusti Nieto-Galan, “Science and technology in the European periphery. Some
historiographical reflections”, History of Science 46 (2008), 153-175.
S. Schaffer, “Enlightened automata,” in W. Clark, J. Golinski, S. Schaffer,
eds., The Sciences in Enlightenment Europe, pp. 69-93.
J. Golinski, “Barometers of change: meteorological isntruments as machines of
Enlightenment,” in W. Clark, J. Golinski, S. Schaffer, eds., The Sciences in
Enlightenment Europe, pp. 126-173.
Marie-Nöelle Bourguet, “O explorador,” in M. Vovelle, ed., O homem do Iluminismo
(Lisboa: Editorial Presença, 1997), pp. 207-249.
Bernadette Bensaude-Vincent, “A view of the chemical revolution through
contemporary textbooks: Lavoisier, Fourcroy and Chaptal”, BJHS 23 (1990),
435-460.
F.L. Holmes, “The ‘Revolution in Chemistry and Physics’. Overthrow of a reigning
paradigm or competition between contemporary research programs?” Isis 91 (2000),
735-753.
S.F. Cannon, “The invention of physics,” in S.F. Cannon, Science in Culture: The
early Victorian period (NY: Science History Publications, 1978)
T. Kuhn, “A conservação da energia como um caso de descoberta simultânea,”
in A Tensão Essencial (Lisboa: Edições 70, 1989, original de 1977), 101-141.
C. Smith, “Natural Philosophy and thermodynamics: William Thomson and ‘The
Dynamical Theory of Heat’”, BJHS, 9 (1976), 293-319.
C. Smith, “Force, energy and thermodynamics,” in Mary Jo Nye, ed., Modern
Physical and Mathematical Sciences (Cambridge: Cambridge University Press, 2003,
vol.5), 289-310.
K. Caneva, The form and function of scientific discoveries (Washington D.C.:
Smithhsonian Institute Libraries, 2001).
Theodore Porter, “Statistics and physical theories”, in Mary Jo Nye, ed., Modern
Physical and Mathematical Sciences (Cambridge: Cambridge University Press, 2003,
vol.5), 488-504.
Cantor, G.; Shuttleworth, Sally; Topham, Jonathan. "Representations of Science
in the 19th-Century Periodical Press." Interdisciplinary Science Reviews 28
(2003): 161-68.
Cooter, R., Pumphrey, S. "Separate Spheres and Public Places: Reflections on the
History of Science Popularisation and Science in Popular Culture." History of
Science 32 (1994): 237-67.
Robert E. Kohler, “Moral economy, material culture, and community in Drosophila
Genetics” in Mario Biagioli, ed., The Science Studies Reader (NY: Routledge,
1999), pp. 243-257.
Paul Forman, “Weimar culture, causality and quantum theory, 1918-1927:
adaptation by German physicists and mathematicians to a hostile intellectual
environment,” Historical Studies in the Physical and Biological Sciences, 3
(1971), 1-117.
Max Planck, “A Scientific Autobiography” in M. Planck, Scientific Autobiography
and Other Papers (NY: Philosophical Library, 1949), pp. 50.
J. Heilbron, “Establishing the world picture” in The Dilemmas of an upright man.
Max Planck as spokesman for German science (Berkeley: University of California
Press, 1986), pp.1-46.
G. Holton, “Einstein and the ‘crucial’ experiment”, AJP 37 (1969), 968-982.
Reeditado em S.G. Brush, ed., History of Physics. Selected Reprints (College
Park: American Association of Physics Teachers, 1988), pp.195-209.
P. Galison, “Os relógios de Einstein” in Os relógios de Einstein, os mapas de
Poincaré. Os impérios do tempo (Lisboa: Gradiva, 2005), pp.223-295.
R. Staley, “On the histories of relativity. The propagation and elaboration of
relativity theory in participant histories in Germany 1905-1911,” ISIS, 89
(1998), 263-299.
M. Stanley, “’An expedition to heal the wounds of war’. The 1919 eclipse and
Eddington as Quaker adventurer,” ISIS 94 (2003), 57-89.
Kostas Gavroglu, Ana Simões, “The Americans, the Germans and the Beginnings of
Quantum Chemistry: The Confluence of Diverging Traditions,” Historical Studies
in the Physical Sciences, 25 (1994), 47-110.
Ana Simões, “Dirac’s claim and the chemists,” Physics in Perspective, 4 (2002),
253-266.
Ana Simões, “Textbooks, popular lectures and sermons: the quantum chemist
Charles Alfred Coulson and the crafting of science,” British Journal for the
History of Science, 37(3) (2004), 299-342.
Ana Simões, Kostas Gavroglu, “Quantum Chemistry qua Applied Mathematics. The
contributions of Charles Alfred Coulson (1910-1974),” Historical Studies in the
Physical Sciences, 29 (1999), 363-406.
A. Warwick, “Writing a pedagogical history of mathematical physics,” in Masters
of Theory. Cambridge and the rise of mathematical physics (Chicago: Chicago
University Press, 2003), 1-48.
K.M. Olesko, “Science Pedagogy as a category of historical analysis: past.
Present, and future,” Science and Education 15 (2006), 863-880.
Bernadette Bensaude Vincent, “Textbooks on the map of science studies,”
Science and Education 15 (2006), 667-670.
P. Galison, “Trading zone: coordinating action and belief,” in M. Biagioli, ed.,
The Science Studies Reader (NY: Routledge, 1999), pp. 137-160.
P. Galison, “Introduction: image and logic,” in Image and Logic. A material
culture of microphysics (University of Chicago Press, 1997).
R. Kohler, “Lab histories. Reflections,” ISIS, 99 (2008), 761-8.
John V. Pickstone, “Ways of knowing: towards a historical sociology of science,
technology and medicine,” BJHS 26 (1993), 433-58.
John V. Pickstone, “Working knowledges before and after circa 1800. Practices
and disciplines in the history of science, technology and medicine,” ISIS 98
(2007), 489-516.
James A. Secord, “Knowledge in transit,” ISIS 95 (2004), 654-72.
I. Hacking, “Styles for historians and philosophers,” SHPS, 23 (1992), 1-20.
Artigos a escolher da Secção Focus ISIS.
Artigos a seleccionar da revista on-line HoST.
Artigos a seleccionar em Mary Jo Nye, ed., Modern Physical and Mathematical
Sciences (Cambridge: Cambridge University Press, 2003, vol.5)
Parte destes artigos encontram-se em
http://chcul.fc.ul.pt/mestrado/iluminismo_2008-2009.htm
Métodos de ensino:
1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva.
2ª parte da aula: Discussão de artigos relacionados com a matéria discutida na primeira parte, seguida de debate colectivo.
Métodos de Avaliação:
2
fichas de leitura sobre artigos seleccionados.
Trabalho escrito individual: avaliação crítica conjunta de 3 artigos da
bibliografia indicada.