Ciência e Cultura
Minor em História e Filosofia das Ciências
2009-2010
Coordenação: Ana Simões
Secção Autónoma de História e Filosofia da
Ciência (SAHFC)
Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT)
Contactos:
Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, C4, Piso 3,
Gabinete: 4.3.15, (C4, Piso 3, Gab. 15)
Tel: 217500817, ext 24315
e-mail: aisimoes@fc.ul.pt
Calendário escolar: 14 Setembro-19 Dezembro 2009
Horário e sala: terças, 14h-16h; quintas, 14h-16h30m, sala 8.2.16
Discussão dos significados das noções de cultura e de ciência. O significado da
ciência segundo alguns filósofos e historiadores da ciência do século XX.
Discussão de aspectos centrais da noção de ciência como fenómeno social e
cultural: lugares da ciência, culturas e práticas científicas, circulação da
ciência.
Análise de estudos de caso envolvendo relações da ciência com a música, pintura
e literatura.
- Noções de cultura.
- O que é a ciência? Filósofos e
historiadores das ciências do século XX abordam esta questão. Positivismo.
A ciência para os filósofos e historiadores da ciência positivistas. Reacções ao
Positivismo: o falsificacionismo de Karl Popper;
Thomas Kuhn, paradigmas e revoluções científicas.
- Revolução Científica como fenómeno cultural.
-A ciência como fenómeno cultural e social: práticas científicas, legitimação e consensos
-Revolução na química e revolução francesa: Louis-David, Antoine-Laurent Lavoisier e Paulze Lavoisier.
-Aspectos da cultura científica do Iluminismo. Sexo, botânica e sociedade: a classificação de Carl von Lineu.
-Mary Shelley e Frankenstein: imagens múltiplas da ciência e dos cientistas.
-Aspectos da cultura científica no século XIX. Energia, dissipação, máquinas térmicas e império.
-Cruzamentos entre física e pintura: Einstein e Picasso.
(- Cruzamentos entre ciência e tecnologia: Einstein e Poincaré, comboios, telégrafos e impérios coloniais.)
(- Aspectos da cultura científica no século XX)
-P. Galison, I. Hacking e J. Pickstone: culturas científicas e estilos em ciência
(- Apropriação das ciências em países periféricos: Einstein, Eddington e a expedição ao Príncipe.)
-Considerações finais: As duas culturas de C.P.Snow. As sequelas do caso Sokal.
Aulas por professores convidados:
Simetrias e estruturas matemáticas em música: do canto gregoriano ao século XX, Carlota Simões
Divulgação científica, ensino e investigação, Nuno Crato
A ciência e os seus livros, Henrique Leitão
Entre 'artes mechanicae' e 'artes
liberales': sobre o estatuto da
Arquitectura no Renascimento, Samuel Gessner
Alguns jogos de tabuleiro medievais, Jorge Nuno Silva
Museus e cultura científica, Marta Lourenço
Como escrever um artigo científico, Juan Manuel Torres
Rómulo de Carvalho, historiador das ciências, divulgador e poeta, António Manuel Nunes dos Santos
HoST conferences; HoST workshop
Trabalho escrito individual sobre tema a combinar previamente entre professor e
aluno (10 páginas). Apresentação oral.
O trabalho pode incidir sobre a avaliação de um artigo científico. A entregar
até dia 11 Janeiro. 70% trabalho escrito; 30% apresentação oral
Kostas Gavroglu, O passado das
ciências como história (Porto: Porto Editora, 2007).
David
N. Livingstone, Putting science in its place. Geographies of Scientific
Knowledge (Chicago: Chicago university Press, 2003).
Peter J. Bowler,
Iwan Rhys Morus, Making modern science. A historical survey (Univ.
Chicago Press, 2005).
Patricia Fara,
Pandora’s breeches. Women, science and power in the Enlightenment
(London: Pimlico, 2004).
Patricia Fara,
Sex, botany and empire (London, Icon Books, 2003).
A.F. Chalmers, What is this thing called science? An assessment of the nature and status of science and its methods (The Open University Press, Milton Keynes, 1980).
Recomendações:
O livro de Kostas Gavroglu encontra-se à venda na Livraria Escolar Editora. Alguns dos livros encontram-se na Biblioteca Central da FCUL. Poder-se-ão facultar algumas fotocópias (Secretaria da SAHFC - C4, Piso 3, sala 28/30)