Ciência e Cultura

Minor em História e Filosofia das Ciências

2009-2010

Coordenação:   Ana Simões

Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência (SAHFC)
Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT)

Objectivos      Programa        Bibliografia       Avaliação

Contactos:

Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, C4, Piso 3,

Gabinete: 4.3.15, (C4, Piso 3, Gab. 15)

Tel: 217500817, ext 24315

e-mail: aisimoes@fc.ul.pt


 

Calendário escolar: 14 Setembro-19 Dezembro 2009

Horário e sala: terças, 14h-16h; quintas, 14h-16h30m, sala 8.2.16 


Objectivos

Discussão dos significados das noções de cultura e de ciência. O significado da ciência segundo alguns filósofos e historiadores da ciência do século XX.
Discussão de aspectos centrais da noção de ciência como fenómeno social e cultural: lugares da ciência, culturas e práticas científicas, circulação da ciência.
Análise de estudos de caso envolvendo relações da ciência com a música, pintura e literatura.


Programa

- Noções de cultura.

- O que é a ciência? Filósofos e historiadores das ciências do século XX abordam esta questão. Positivismo.
A ciência para os filósofos e historiadores da ciência positivistas. Reacções ao Positivismo: o falsificacionismo de Karl Popper;
Thomas Kuhn, paradigmas e revoluções científicas.

 

- Revolução Científica como fenómeno cultural.

-A ciência como fenómeno cultural e social: práticas científicas, legitimação e consensos

-Revolução na química e revolução francesa: Louis-David, Antoine-Laurent  Lavoisier e Paulze Lavoisier.

-Aspectos da cultura científica do Iluminismo. Sexo, botânica e sociedade: a classificação de Carl von Lineu.

-Mary Shelley e Frankenstein: imagens múltiplas da ciência e dos cientistas.

-Aspectos da cultura científica no século XIX. Energia, dissipação, máquinas térmicas e império.

-Cruzamentos entre física e pintura: Einstein e Picasso.

(- Cruzamentos entre ciência e tecnologia: Einstein e Poincaré, comboios, telégrafos e impérios coloniais.)

(- Aspectos da cultura científica no século XX)

-P. Galison, I. Hacking e J. Pickstone: culturas científicas e estilos em ciência

(- Apropriação das ciências em países periféricos: Einstein, Eddington e a expedição ao Príncipe.)

-Considerações finais: As duas culturas de C.P.Snow. As sequelas do caso Sokal.

Aulas por professores convidados:

Simetrias e estruturas matemáticas em música: do canto gregoriano ao século XX, Carlota Simões

Divulgação científica, ensino e investigação, Nuno Crato

A ciência e os seus livros, Henrique Leitão

Entre 'artes mechanicae' e 'artes liberales': sobre o estatuto da
Arquitectura no Renascimento, Samuel Gessner

Alguns jogos de tabuleiro medievais, Jorge Nuno Silva

Museus e cultura científica, Marta Lourenço

Como escrever um artigo científico, Juan Manuel Torres

Rómulo de Carvalho, historiador das ciências, divulgador e poeta, António Manuel Nunes dos Santos

 

HoST conferences; HoST workshop

 


Avaliação:

Trabalho escrito individual sobre tema a combinar previamente entre professor e aluno (10 páginas). Apresentação oral.
O trabalho pode incidir sobre a avaliação de um artigo científico. A entregar até dia 11 Janeiro. 70% trabalho escrito; 30% apresentação oral


Bibliografia:

Recomendações:

 O livro de Kostas Gavroglu encontra-se à venda na Livraria Escolar Editora. Alguns dos livros encontram-se na Biblioteca Central da FCUL. Poder-se-ão facultar algumas fotocópias (Secretaria da SAHFC - C4, Piso 3, sala 28/30)